Notícias

Chamada de artigos

2017-07-24

Territorium- 30 (I)
Janeiro – Junho de 2023
Efeitos dos Incêndios Florestais nos Solos
Prazo para a submissão: 31/03/2022

Territorium- 30 (II)
Julho – Dezembro de 2023
Pandemias no Século XXI: dos Riscos à Medicina de Catástrofe
Prazo para a submissão de artigos: 30/06/2022

No âmbito da realização do II Seminário da Rede Incêndios-Solo, subordinado ao tema “Incêndios, Solos e Territórios: da ameça à sustentabilidade”, que decorrereu no Instituto Politécnico de Bragança, entre os dias 13 e 15 de outubro de 2021, organizado pela RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos Prevenção e Segurança, em colaboração com  o CIMO - Centro de Investigação de Montanha, os Editores da revista Territorium entenderam dedicar o um dos próximos números da revista à temática em apreço no Seminário. Assim, não só os participantes poderão converter as suas comunicações em artigos científicos e submete-los à revista, mas também poderão nela colaborar todos os autores/investigadores que queiram submeter-lhe textos relacionados com o tema.

Decorrerá em março de 2022, em Coimbra, o I Seminário do Grupo de Medicina de Catástrofe, subordinado ao tema “Pandemias no Século XXI: dos Riscos à Medicina de Catástrofe”, organizado pela RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos Prevenção e Segurança, os Editores da revista Territorium entenderam dedicar o um dos próximos números da revista à temática em apreço no Seminário. Assim, não só os participantes poderão converter as suas comunicações em artigos científicos e submete-los à revista, mas também poderão nela colaborar todos os autores/investigadores que queiram submeter-lhe textos relacionados com o tema.

Os artigos deverão integrar-se num dos temas específicos de cada um dos números  a que é feita a submissão e respeitar o respetivo prazo. Aceitam-se textos inéditos, originais e de relevância científica, relacionados com o tema a abordar nesse número, podendo ser redigidos em qualquer uma das quatro línguas oficias da revista (inglês, português, castelhano e francês). Do mesmo modo, aceitam-se notas relativas ao tema em análise e recensões sobre livros relacionados com riscos e suas manifestações. Aceitam-se ainda notícias relacionadas com acontecimentos científicos, ou outros, referentes a riscos ocorridos no intervalo de tempo a que a revista diz respeito.

Mais informações em: https://territorium.riscos.pt/chamada-de-artigos/

Ler mais sobre Chamada de artigos

Número Atual

N.º 28(II) (2021): A Ciência e a Redução do Risco
					Ver N.º 28(II) (2021): A Ciência e a Redução do Risco
Publicado: 2021-07-07

Número Completo

Nota de Abertura

Artigos

Notas

Notícias

Recensões

Ver Todos os Números

A revista surgiu em 1994, pela mão do Professor Doutor Fernando Rebelo, geógrafo, juntamente com outros quatro doutores em Geografia Física e rapidamente se destacou pela qualidade e diversidade dos artigos dados à estampa, que na sua maioria derivam de comunicações apresentadas nos «Encontros sobre Riscos Naturais e Urbanos» realizados em Coimbra, sendo a primeira revista portuguesa especializada na área da Geografia Física Aplicada ao Ordenamento do Território e à Gestão de Riscos Naturais.

Dez anos depois, em 2004, a Territorium passou a propriedade da recém formada RISCOS

Dois anos volvidos, sofre profunda remodelação, sendo a mais visível no formato e na paginação, com a introdução da cor, se bem que a mais profunda resultou da criação de: um Conselho de Redacção; uma Comissão Editorial que passou a incorporar um vasto leque de especialistas ligados às ciências cindínicas, com larga experiência e oriundos de diferentes áreas científicas; um conjunto de conceituados Consultores Científicos, provenientes de prestigiadas Universidades do mundo ocidental.

A multidisciplinaridade dos assuntos abordados por autores de variadas áreas de formação foi, desde cedo, uma aposta do conselho científico da revista.

Em 2015, é dado um novo design à revista Territorium, ao passar a ser editada em cooperação com a Imprensa da Universidade de Coimbra. A Capa passa a ocupar a página inteira, a cada artigo é atribuído um DOI, os seus órgãos são reformulados passando a constar: Fundadores, Diretor, Editores Associados e um Conselho Editorial ainda mais alargado.

Ao longo dos vários números até agora publicados, diversas temáticas relacionadas com riscos, prevenção e segurança foram já abordadas: mudanças climáticas, incêndios florestais, cheias e inundações, processos erosivos, instabilidade e movimentos de vertente, tectónica e vulcanologia, riscos para a saúde, teoria do risco, informação e comunicação do risco, etc.
Consciência dos riscos, perceção dos perigos e gestão das crises são pressupostos fundamentais tanto para uma prevenção séria como para a minimização dos efeitos da plena manifestação dos riscos, as catástrofes, desideratos para os quais a Territorium - como revista de referência - continuará empenhada em trabalhar e divulgar.