Cinema e Literatura em Linha

  • Matheus de Brito CLP, Universidade de Coimbra (Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura) | IEL, Universidade Estadual de Campinas (Programa de Pós-Graduação em História e Teoria Literária)
  • Osvaldo Manuel Silvestre CLP, Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Cinema, Escrita, Literatura

Resumo

Apresentação sumária de oito publicações em linha (blogues, revistas e sítios web) sobre cinema e literatura: David Bordwell, Girish Shambu, Jonathan Rosenbaum, Film Studies for Free, La Furia Umana, Revista Cinética, Letraceluloide, Adaptaciones de la Literatura española.

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Biografia Autor

Matheus de Brito, CLP, Universidade de Coimbra (Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura) | IEL, Universidade Estadual de Campinas (Programa de Pós-Graduação em História e Teoria Literária)

Matheus de Brito, brasileiro, nascido em 1988, João Pessoa-PB. Estudante de Letras Clássicas e Vernáculas na Universidade Federal da Paraíba (2006-08), veio à Universidade de Coimbra como aluno da mobilidade e concluiu aí a licenciatura em “Português” (2011). Seu desempenho ao longo do curso envolve trabalhos em teoria da literatura e teoria crítica, especialmente as idéias estéticas do eixo Benjamin-Adorno. As figuras de que se ocupa surgem através da constelação Filosofia-Estética-Linguagem, à qual as Materialidades da Literatura proporcionam um decisivo prisma. Subscreve o quase-não-tão-velho dictum rimbaudiano, “Il faut être absolument moderne” (deve-se ser absolutamente moderno). Tem também suas pretensões literárias e afins, compulsivamente documentadas no blogue disformevazio.

Matheus de Brito, brazilian, born in 1988, João Pessoa-PB. Student of “Classical and Vernacular Languages and Literatures” at Universidade Federal da Paraíba (2006-08), he came as a mobility student to the University of Coimbra, where he took his degree in “Portuguese” (2011). He has been working along with theory of literature and critical theory, especially the aesthetic ideas of Walter Benjamin and Theodor Adorno. His concerning pictures show themselves through the Philosophy-Aesthetics-Language constellation, to which the Materialities of the Literature provide a decisive prism. Subscribing to the hardly-that-old Rimbaud’s dictum, “Il faut être absolument moderne” (one must be absolutely modern), he also has some literary pretensions and related, which are compulsively documented at disformevazio (“shapelessvoid”, his blog).

Film Studies for Free
Publicado
2014-03-28
Secção
Mediarama | Mediascape

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