O factor "initimidade"
Como os relacionamentos parassociais do podcast moldam a publicidade
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_18_7Palavras-chave:
Publicidade em Podcast, Relacionamento Parassocial, Comunicação Persuasiva, Confiança e Credibilidade, Comportamento do ConsumidorResumo
Numa era em que a publicidade tradicional perde credibilidade, os indivíduos procuram saber o que as suas personas favoritas dos meios de comunicação social estão a experienciar. Num mundo cada vez mais digital, que promove conexões sem proximidade física, as relações parassociais tendem a prosperar. Este fenómeno é muito evidente nos podcastings, onde não raras vezes o público estabelece conexões íntimas com os apresentadores. Tendo percebido isso, cada vez mais profissionais de marketing estão a escolher esta ferramenta de comunicação para anunciar suas marcas. A influência que as relações parassociais têm nos anúncios de podcast é uma interação complexa onde o fomento de conexões e a potencial manipulação do consumidor se encontram. Compreender como, e por que os indivíduos confiam nos apresentadores dos podcasts é hoje uma vantagem para qualquer marca, no que diz respeito ao comportamento do consumidor.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.