Marcas, produtos e temáticas na ficção televisiva: um ensaio sobre o placement como estratégia de produção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_6

Palavras-chave:

marcas; product placement; temáticas sociais; televisão; conteúdos ficcionais

Resumo

O presente paper procura discutir, de forma preliminar e ensaística, o uso do placement de marcas, produtos e temas na ficção televisiva, enquanto estratégia comercial, mas também enquanto estratégia social. Num tempo de superabundância de oferta de conteúdos e de proliferação de plataformas de distribuição e de dispositivos de acesso, o recurso a alternativas criativas de produção e financiamento de conteúdos procura garantir a fidelização de telespectadores e, por consequência, desencadear a compra, num constante processo dialógico entre anunciantes/marcas, canais/conteúdos e recetores/consumidores. Assim, e numa atitude reflexiva, é explorado o product placement enquanto conceito, atendendo às suas potencialidades e impactos, fazendo-se o contraponto e a analogia com o placement de temas (merchandising social), enquanto campo disciplinar dentro dos estudos dos media, mas ainda com pouca expressão analítica e académica em Portugal.

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Publicado

2019-06-27

Como Citar

Brandão, N. G., & Burnay, C. D. (2019). Marcas, produtos e temáticas na ficção televisiva: um ensaio sobre o placement como estratégia de produção. Media & Jornalismo, 19(34), 83-94. https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_6