Plataformas digitais enquanto fontes de informação

O caso Comunidade Cultura e Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_8

Palavras-chave:

Plataformas Digitais, Fontes de Informação, Produção de Conteúdos, Estudo de Caso

Resumo

O capitalismo informacional e a ubiquidade tecnológica conduzem ao aumento de fontes de informação que criam diversidade de escolhas para o indivíduo para a satisfação das suas necessidades e desejos. Este é um estudo de caso da plataforma digital Comunidade Cultura e Arte, autodefinida como uma plataforma de distribuição e/ou de acesso de conteúdos de cariz informativo. Neste sentido, efetua-se a observação direta e a análise de conteúdo a todas as publicações da plataforma no mês de janeiro de 2020, e aplica-se um inquérito por questionário aos seus leitores (n=1525), procurando compreender o que motiva os leitores a utilizar esta plataforma como fonte de informação. Os resultados destacam elementos do processo de produção e difusão de conteúdos, que contribuem para a experiência dos leitores, entre outros: a unicidade do projeto editorial, com uma diversidade de conteúdos culturais e artísticos, a presença em plataformas de redes sociais online e a linguagem utilizada.

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Biografias Autor

Sónia Pedro Sebastião, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

Professora Associada com Agregação (área de Comunicação Estratégica), no ISCSP (Universidade de Lisboa)

Coordenadora da Unidade de Coordenação Científica e Pedagógica de Ciências da Comunicação

Research Senior Fellow CAPP/FCT, Grupo Sociedade Comunicação e Cultura

National Research Collaborator European Communication Monitor

Luís Viegas, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

Mestrando em Ciências da Comunicação, vertente de Comunicação Estratégica (ISCSP, Universidade de Lisboa). Licenciado em Ciências da Comunicação (ISCSP, ULisboa).

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Publicado

2021-04-20

Como Citar

Pedro Sebastião, S., & Viegas, L. (2021). Plataformas digitais enquanto fontes de informação: O caso Comunidade Cultura e Arte. Media & Jornalismo, 21(38), 161-184. https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_8