As entrevistas televisivas
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-5462_37_8Palavras-chave:
ambiente mediático, categorização, entrevista televisiva, etnometodologia, norma, pressupostoResumo
As entrevistas televisivas são atividades interacionais que merecem es- pecial atenção, porque mostram a maneira como cada um dos participantes entende o lugar que nelas ocupa de acordo com a maneira como categoriza a sua identidade, observando o modo como escolhe adotar em cada momen- to os comportamentos apropriados e o modo como se apropria dos recursos de que dispõe para desempenhar as tarefas que entende realizar. Mas as en- trevistas televisivas mostram, antes de mais, que nas atividades interacionais que nelas realizam, as pessoas aplicam regras e obedecem a normas especí- ficas do ambiente constituído pelo funcionamento do próprio dispositivo tele- visivo. É por isso uma atividade que nos revela, não só como se dá a consti- tuição do ambiente televisivo, mas também a maneira como as pessoas nele envolvidas se apropriam das regras e das normas que regulam as interações que nele têm lugar.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Media & Jornalismo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.