Auditory Verbal Learning Test

Dados Normativos dos 21 aos 65 anos

Autores

  • Sara Cavaco Universidade de Iowa, Divisão de Neurologia Comportamental e Neurociência Cognitiva, Faculdade de Medicina
  • Cláudia Pinto Hospital de Santo António, Departamento de Doenças do Sistema Nervoso e Órgãos dos Sentidos, Centro Hospitalar do Porto
  • Alexandra Gonçalves Hospital de Santo António, Departamento de Doenças do Sistema Nervoso e Órgãos dos Sentidos, Centro Hospitalar do Porto.
  • Filomena Gomes Hospital de Santo António, Departamento de Doenças do Sistema Nervoso e Órgãos dos Sentidos, Centro Hospitalar do Porto
  • Alexandra Pereira Hospital de Santo António, Departamento de Doenças do Sistema Nervoso e Órgãos dos Sentidos, Centro Hospitalar do Porto
  • Cristina Malaquias Hospital de Santo António, Departamento de Doenças do Sistema Nervoso e Órgãos dos Sentidos, Centro Hospitalar do Porto

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_49_10

Palavras-chave:

Teste neuropsicológico, Dados normativos, Idade, Escolaridade, Memória

Resumo

O Auditory Verbal Learning Test (AVLT) é uma das provas neuropsicológicas mais usadas em todo o mundo, na prática clínica e de investigação. Após a adaptação da prova à população Portuguesa, foram recolhidos dados normativos numa amostra de 287 sujeitos (entre os 21 e os 65 anos) sem evidência ou história de alterações neurológicas ou psiquiátricas. Com o aumento da idade verificou-se uma pioria na evocação livre e no reconhecimento diferido. O índice de aprendizagem não variou com a idade. A influência das variáveis escolaridade e sexo foi menos consistente.

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Publicado

2008-06-28

Como Citar

Cavaco, S., Pinto, C., Gonçalves, A., Gomes, F., Pereira, A., & Malaquias, C. (2008). Auditory Verbal Learning Test: Dados Normativos dos 21 aos 65 anos. Psychologica, 49, 208–221. https://doi.org/10.14195/1647-8606_49_10

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