A entrevista no estudo da Excelência: Uma proposta

Autores

  • Liliana S. Araújo Universidade da Madeira
  • José Fernando A. Cruz Universidade do Minho
  • Leandro S. Almeida Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_12

Palavras-chave:

Entrevista, Excelência, Metodologia qualitativa, Desporto, Ciência, Dança

Resumo

A investigação em torno da Excelência Humana tem primado pela multiplicidade de abordagens teóricas e metodológicas ao seu estudo. Por um lado, o próprio conceito de excelência encerra a dificuldade da sua operacionalização, reflectindo-se numa multiplicidade de critérios de identificação e de métodos de investigação. Por outro lado, a singularidade subjacente ao próprio conceito de excelência alimenta a discussão em torno das metodologias mais adequadas ao seu estudo. As abordagens quantitativas reclamam o estudo objectivo e laboratorial do desempenho excepcional, embora se questione o significado de resultados generalizáveis e quantificáveis sobre desempenhos singulares ou individuais. Neste sentido, a investigação poderá beneficiar de uma abordagem mais aprofundada e compreensiva dos percursos de excelência proporcionada pelas metodologias qualitativas. Outros autores defendem ainda o recurso a metodologias mistas procurando vencer limitações e ampliar potencialidades no estudo da excelência. Estudos recentes com indivíduos excepcionais têm utilizado a entrevista como um instrumento privilegiado de recolha de dados. Neste artigo apresentamos uma revisão de literatura onde foram analisadas as principais características de entrevistas utilizadas no estudo da excelência em diferentes contextos de realização. Como corolário desta revisão apresentamos uma proposta de guião de entrevista procurando, assim, contribuir para o estudo do desenvolvimento e manutenção da excelência.

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Publicado

2010-01-01

Como Citar

Araújo, L. S., Cruz, J. F. A., & Almeida, L. S. (2010). A entrevista no estudo da Excelência: Uma proposta. Psychologica, (52-I), p. 253-279. https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_12

Edição

Secção

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