Questionário de Reconhecimento da Singularidade Contributiva: Construção e estudos psicométricos
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_55_4Palavras-chave:
Instrumento QROSC, reconhecimento da singularidade contributivaResumo
Pelo seu carácter único e mutável, as pessoas são actualmente um factor valioso e activo que pode fazer a diferença. O conceito de reconhecimento da singularidade contributiva é definido como o reconhecimento dado, pelos vários níveis organizacionais, ao indivíduo, nomeadamente, o reconhecimento das suas contribuições únicas para a organização. Devido à importância de entender melhor de que forma existe esse reconhecimento, o objectivo do presente artigo é o de verificar as qualidades psicométricas de um questionário de reconhecimento da singularidade contributiva Questionário de Reconhecimento Organizacional da Singularidade Contributiva (QROSC), aplicado a uma amostra de trabalhadores de variados sectores e dimensões organizacionais (n=384). Numa primeira fase, o presente estudo revelou que o QROSC possui uma boa consistência interna e uma estrutura factorial assente em quatro factores: efeito da cultura de reconhecimento, reconhecimento tangível, abertura e aceitação-integração, no que se refere à aceitação e integração da singularidade dos colaboradores, e reconhecimento dos colegas. Na segunda fase, foram efectuados os primeiros estudos diferenciais onde foi possível verificar diferenças significativas entre as dimensões do questionário e factores demográficos considerados, reforçando a importância de reconhecer a singularidade contributiva como um importante contributo para o desenvolvimento organizacional e incrementação do seu valor. São apontadas sugestões para estudos futuros que venham a reforçar a robustez do instrumento, bem como dos resultados obtidos que possam contribuir para a utilidade do mesmo no contexto organizacional.Downloads
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Publicado
2011-07-01
Como Citar
Cabo-Leitão, C., & Santos, N. R. dos. (2011). Questionário de Reconhecimento da Singularidade Contributiva: Construção e estudos psicométricos. Psychologica, (55), p. 61-77. https://doi.org/10.14195/1647-8606_55_4
Edição
Secção
Artigos
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