A auto-eficácia para a aprendizagem autodirigida como pilar fundamental da educação e aprendizagem ao longo da vida: Continuação dos estudos de validação do Self-Efficacy for Self-Directed Learning Questionnaire
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_51_5Palavras-chave:
Questionário sobre a Auto-Eficácia para a aprendizagem Autodirigida, Ensino Superior, Adultos validados pelo reconhecimento dos conhecimentos adquiridosResumo
Este artigo apresenta os resultados da continuidade dos estudos de validação psicométrica do Questionário de Auto-Eficácia para a Aprendizagem Autodirigida (Self-Efficacy for Self-Directed Learning Questionnaire) na população de adultos portugueses. O instrumento tem revelado boas qualidades psicométricas em amostras diversificadas, reunindo indicadores bastante satisfatórios de consistência interna e de validade, semelhantes aos dos estudos originais americanos. As investigações portuguesas realizaram-se com estudantes universitários de licenciatura, mestrado e doutoramento, bem como com adultos diplomados a nível do 12º ano, através de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Veio a apurar-se, com base na elevada consistência dos resultados obtidos nos vários estudos conduzidos até ao momento presente, que o questionário referido se pode considerar uma boa medida da auto-eficácia para a autodirecção da aprendizagem de sujeitos adultos, sendo particularmente adequado para investigações à luz do novo paradigma da educação e aprendizagem ao longo da vida. Adicionalmente, testou-se a hipótese do nível de auto-eficácia para a aprendizagem autodirigida ser diferente entre os estudantes universitários e os adultos certificados por processos de RVCC, o que efectivamente se verificou, sendo favorecidos estes últimos.Downloads
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Publicado
2009-06-01
Como Citar
Oliveira, A. L. de. (2009). A auto-eficácia para a aprendizagem autodirigida como pilar fundamental da educação e aprendizagem ao longo da vida: Continuação dos estudos de validação do Self-Efficacy for Self-Directed Learning Questionnaire. Psychologica, (51), p. 57-71. https://doi.org/10.14195/1647-8606_51_5
Edição
Secção
Artigos
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