Construção e validação do Questionário de Avaliação do Desenvolvimento Grupal, subsistemas tarefa e socioafectivo
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_55_8Palavras-chave:
Questionário, desenvolvimento grupal, subsistema tarefa, subsistema socioafectivoResumo
O modelo integrado de desenvolvimento grupal de Miguez e Lourenço (2001) apresenta características de modelos lineares, cíclicos, polares e de equilíbrio interrompido, predizendo que um grupo se desenvolve através de quatro fases distintas mas nterdependentes e assentes em dois subsistemas (socioafectivo e tarefa). Neste estudo criámos um questionário – QADG – para avaliar as quatro fases desenvolvimentais de cada subsistema. Numa amostra de 563 indivíduos pertencentes a 136 grupos de organizações portuguesas foram efectuadas análises factoriais confirmatórias. As soluções de itens finais apresentam adequadas propriedades psicométricas e níveis adequados de consistência interna e de validade. Concluímos que estamos perante um questionário parcimonioso, válido e eficiente para avaliar o desenvolvimento grupal considerando separadamente os subsistemas tarefa e socioafectivo. Algumas limitações relativas ao instrumento são apresentadas e as potenciais implicações práticas são discutidas.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2011-07-01
Como Citar
Peralta, C. F., & Lourenço, P. R. (2011). Construção e validação do Questionário de Avaliação do Desenvolvimento Grupal, subsistemas tarefa e socioafectivo. Psychologica, (55), p. 145-166. https://doi.org/10.14195/1647-8606_55_8
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.