Associações entre estresse parental e práticas socioeducativas parentais em pais/mães de filhos com e sem diabetes mellitus tipo 1

Autores

  • Ariane de Brito Universidade Federal de Sergipe
  • André Faro Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_60-1_6

Palavras-chave:

estresse parental, práticas educativas, diabetes mellitus tipo 1

Resumo

Nesta pesquisa de delineamento correlacional e comparativo, examinaram-se os níveis de estresse parental e as práticas socioeducativas parentais em 135 pais/mães de filhos sem doença crônica (grupo controle) e com diabetes mellitus tipo 1 (DM1; grupo clínico). Para tanto, os grupos foram estratificados quanto ao nível de estresse parental relatado (baixo ou alto estresse) e foram constatadas diferenças significativas entre eles, exceto entre os grupos controle e clínico com baixo estresse. A regressão logística multinomial também revelou diferenças significativas entre os grupos quanto ao uso de práticas socioeducativas de afeto, educação e disciplina, onde os pais/mães do grupo controle baixo estresse parental apresentaram maiores chances de uso de tais práticas. Ao final, acredita-se que os resultados encontrados podem auxiliar intervenções com pais/mães que busquem minimizar o estresse parental e potencializar o uso de práticas parentais positivas, e promover um melhor controle glicêmico do(a) filho(a) portador(a) de DM1.

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Publicado

2017-07-17

Como Citar

Brito, A. de, & Faro, A. (2017). Associações entre estresse parental e práticas socioeducativas parentais em pais/mães de filhos com e sem diabetes mellitus tipo 1. Psychologica, 60(1), 95-111. https://doi.org/10.14195/1647-8606_60-1_6

Edição

Secção

Artigos