Acompanhando a inovação organizacional pela investigação: o caso da avaliação de desempenho de diretores de escola italianos

Palavras-chave: Diretores de Escolas Italianas; desempenho; avaliação; INVALSI

Resumo

Em 2015, o parlamento italiano aprovou a lei nº 107, denominada “La Buona Scuola” (“A Boa Escola”), com o objetivo de impulsionar a qualidade dos processos organizacionais nas escolas. Entre eles, um dos mais inovadores foi a introdução de um procedimento de avaliação de desempenho para os quase 7 mil diretores de escolas públicas italianas, do ensino primário ao universitário.
Já desde 2000 que o estatuto legal dos diretores de escolas no sistema público ficou definido para o nível de gestão. No entanto, nenhuma avaliação formal de desempenho foi antes realmente realizada.
Em 2016, a INVALSI (a agência governamental para a avaliação do sistema nacional de educação - http://www.invalsi.it/invalsi/index.php) foi instruída no sentido de formular um projeto com o objetivo de: i) traduzir em procedimentos organizacionais concretos; os objetivos ditados pela lei; ii) treinar as equipes de avaliação necessárias; iii) monitorizar, por meio de um desenho de investigação apropriado, os resultados da nova avaliação de desempenho.
Este artigo descreve e discute o programa de formação para avaliadores, o desenho da investigação e alguns resultados preliminares.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-31
Como Citar
Depolo, M., & Vignoli, M. (2019). Acompanhando a inovação organizacional pela investigação: o caso da avaliação de desempenho de diretores de escola italianos. Psychologica, 62(1), 131-142. Obtido de https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/7010
Secção
Artigos