Emoções morais de adolescentes em situação de risco
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_57-2_6Palavras-chave:
aprendizagem, desenvolvimento humano, avaliação psicológica, emoções, situação de riscoResumo
O desenvolvimento moral é o processo que permite ao indivíduo adquirir modelos de correto/incorreto, justo/injusto na sociedade em que está inserido. A pesquisa realizada avaliou emoções morais de adolescentes em situação de risco. Para tanto, foram avaliados 141 adolescentes, sendo 82 em situação de risco e 59 com características equivalentes em idade, género e nível socioeconómico, mas que não estão em situação de risco. A avaliação foi feita por meio de uma Escala de Emoções Morais que consta de 142 itens avaliados em escala de tipo Likert de 4 pontos. As emoções avaliadas são culpa, vergonha, raiva, nojo, desprezo e embaraço. Verificou‑‑se que todas as emoções morais, exceto culpa, diferenciaram os grupos estudados.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2015-07-08
Como Citar
Bartholomeu, D., Montiel, J. M., Jandosa, J. A., Cecato, J. F., & Machado, A. A. (2015). Emoções morais de adolescentes em situação de risco. Psychologica, 57(2), pp. 111-128. https://doi.org/10.14195/1647-8606_57-2_6
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.