Emoções morais de adolescentes em situação de risco

Autores

  • Daniel Bartholomeu UNIFIEO ‑‑ Psicólogo, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental pela Universidade São Francisco. É colaborador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Esporte (Lepespe) e coordenador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPeNC) ‑‑ Unisal ‑‑ Americana. Atualmente é Professor do Programa de Pós‑‑Graduação Strictu Sensu em Psicologia Educacional ‑‑ Centro Universitário FIEO – UNIFIEO/SP.
  • José Maria Montiel UNIFIEO ‑‑ Psicólogo, Especialista em Diagnóstico e Triagem, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental pela Universidade São Francisco. Pesquisador colaborador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPENC) ‑‑ Unisal ‑‑ Americana. Atualmente é Professor do Programa de Pós‑‑Graduação Strictu Sensu em Psicologia Educacional e Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Desempenho Humano ‑‑ Centro Universitário FIEO – UNIFIEO/SP ‑‑.
  • Jessika Amoroso Jandosa UNISAL ‑‑ Discente do curso de Psicologia do Centro Universitário Salesiano de Americana.
  • Juliana Francisca Cecato UNIFIEO – Colaboradora do Nucleo de Pesquisa em Saúde e Desempenho Humano ‑‑ Centro Universitário FIEO ‑‑ Fundação Instituto de Ensino para Osasco.
  • Afonso Antonio Machado UNESP ‑‑ Licenciado em Educação Física (PUC); graduado em Filosofia e Pedagogia. Mestre e Doutor em Educação, pela UNICAMP. Pós‑‑Doutorado pela Faculdade de Lisboa e na Universidade do Minho. Livre‑‑docente pelo Instituto de Biociências, UNESP ‑‑ Rio Claro. Professor adjunto da UNESP/ Rio Claro. Coordena o LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte). Coordenador do Programa de Pós‑‑graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (DEHUTE), no IB/UNESP – Rio Claro.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_57-2_6

Palavras-chave:

aprendizagem, desenvolvimento humano, avaliação psicológica, emoções, situação de risco

Resumo

O desenvolvimento moral é o processo que permite ao indivíduo adquirir modelos de correto/incorreto, justo/injusto na sociedade em que está inserido. A pesquisa realizada avaliou emoções morais de adolescentes em situação de risco. Para tanto, foram avaliados 141 adolescentes, sendo 82 em situação de risco e 59 com características equivalentes em idade, género e nível socioeconómico, mas que não estão em situação de risco. A avaliação foi feita por meio de uma Escala de Emoções Morais que consta de 142 itens avaliados em escala de tipo Likert de 4 pontos. As emoções avaliadas são culpa, vergonha, raiva, nojo, desprezo e embaraço. Verificou‑‑se que todas as emoções morais, exceto culpa, diferenciaram os grupos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2015-07-08

Como Citar

Bartholomeu, D., Montiel, J. M., Jandosa, J. A., Cecato, J. F., & Machado, A. A. (2015). Emoções morais de adolescentes em situação de risco. Psychologica, 57(2), pp. 111-128. https://doi.org/10.14195/1647-8606_57-2_6

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)