A Família Envolve-se no Jardim de Infância

Perceções dos Atores

Autores

  • Ana Rita Silva Centro De Apoio Social de Souselas https://orcid.org/0000-0001-9954-307X
  • Luís Mota Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação; Centro de Estudos Interdisciplinares, Universidade de Coimbra; NIEFI – Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção. Escola Superior de Educação de Coimbra, Coimbra, Portugal. https://orcid.org/0000-0003-4014-9590

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_56_04

Palavras-chave:

Jardim de infância, Educação de infância, Família, Relação Família / Jardim de Infância

Resumo

Este estudo discute as perceções dos intervenientes – crianças e famílias – num projeto de investigação-ação, desenvolvido em 2018, em contexto de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e centra-se na relevância do envolvimento das famílias para a educação das crianças na segunda infância (três a seis anos). Visava promover uma maior articulação entre o jardim de infância e a família, implementando estratégias que contribuíssem para um maior envolvimento dos familiares no jardim de infância. Investigação de natureza qualitativa, com recurso a entrevista, tendo submetido os dados a análise de conteúdo. Regista-se o maior envolvimento das famílias, identificam-se os obstáculos, bem como o grau de satisfação das crianças.

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Biografia Autor

Ana Rita Silva, Centro De Apoio Social de Souselas

Mestre em Educação Pré-Escolar pelo Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação. Educadora de infância no Centro De Apoio Social de Souselas.

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Publicado

2022-07-29

Como Citar

Silva, A. R., & Mota, L. (2022). A Família Envolve-se no Jardim de Infância: Perceções dos Atores. Revista Portuguesa De Pedagogia, 56, e056004. https://doi.org/10.14195/1647-8614_56_04

Edição

Secção

Artigos