Educação para a Igualdade de Género

uma Experiência no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_57_10

Palavras-chave:

Igualdade de género, Intervenção educativa, 1.º ciclo do Ensino Básico, Educação para a igualdade de género

Resumo

O presente artigo centra-se na problemática da educação para a igualdade de género, em contexto de ensino no 1.º ciclo do ensino básico, realizado no ano letivo de 2017-2018. O estudo partiu da recolha das conceções das crianças sobre a igualdade de género para a elaboração de um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas que promovessem atitudes positivas face à igualdade de género. Estruturado numa perspetiva qualitativa da investigação em educação, adotou-se como estratégia a investigação-ação, recorrendo à observação e à entrevista semiestruturada, mobilizando um diário de campo e um guião de entrevista, cujos dados foram sujeitos a análise de conteúdo, resultando um processo de reflexão e de reconstrução de práticas adaptadas ao contexto e ao grupo de crianças que fomentaram a igualdade e permitiram desconstruir estereótipos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Rosa, C. F. F., & Mota, L. (2023). Educação para a Igualdade de Género: uma Experiência no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista Portuguesa De Pedagogia, 57, e057010. https://doi.org/10.14195/1647-8614_57_10

Edição

Secção

Artigos