Educação para a Igualdade de Género
uma Experiência no 1.º Ciclo do Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_57_10Palavras-chave:
Igualdade de género, Intervenção educativa, 1.º ciclo do Ensino Básico, Educação para a igualdade de géneroResumo
O presente artigo centra-se na problemática da educação para a igualdade de género, em contexto de ensino no 1.º ciclo do ensino básico, realizado no ano letivo de 2017-2018. O estudo partiu da recolha das conceções das crianças sobre a igualdade de género para a elaboração de um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas que promovessem atitudes positivas face à igualdade de género. Estruturado numa perspetiva qualitativa da investigação em educação, adotou-se como estratégia a investigação-ação, recorrendo à observação e à entrevista semiestruturada, mobilizando um diário de campo e um guião de entrevista, cujos dados foram sujeitos a análise de conteúdo, resultando um processo de reflexão e de reconstrução de práticas adaptadas ao contexto e ao grupo de crianças que fomentaram a igualdade e permitiram desconstruir estereótipos.
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