Educação para a Igualdade de Género

uma Experiência no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_57_10

Mots-clés:

Igualdade de género, Intervenção educativa, 1.º ciclo do Ensino Básico, Educação para a igualdade de género

Résumé

O presente artigo centra-se na problemática da educação para a igualdade de género, em contexto de ensino no 1.º ciclo do ensino básico, realizado no ano letivo de 2017-2018. O estudo partiu da recolha das conceções das crianças sobre a igualdade de género para a elaboração de um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas que promovessem atitudes positivas face à igualdade de género. Estruturado numa perspetiva qualitativa da investigação em educação, adotou-se como estratégia a investigação-ação, recorrendo à observação e à entrevista semiestruturada, mobilizando um diário de campo e um guião de entrevista, cujos dados foram sujeitos a análise de conteúdo, resultando um processo de reflexão e de reconstrução de práticas adaptadas ao contexto e ao grupo de crianças que fomentaram a igualdade e permitiram desconstruir estereótipos.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2023-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos