Vivências e percepções do estágio curricular em Educação de Adultos: A perspectiva dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-1_11Resumo
O presente estudo teve como objectivo investigar as vivências e percepções dos estagiários de Educação de Adultos, ao longo de um ano curricular, relativamente aos sentimentos dominantes, às fontes de apoio, às dificuldades/obstáculos enfrentados, bem como aos recursos pessoais e externos por si percebidos. Adicionalmente, pretendeu-se determinar se o ano de estágio contribui para aumentar a capacidade para a autodirecção da aprendizagem. Para o efeito, utilizou-se um plano de investigação em que se combinaram metodologias qualitativas e quantitativas, recorrendo-se a uma amostra de 19 alunos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade e Coimbra. A nível dos principais resultados obtidos, identificou-se uma sucessão de três fases relativamente distintas durante o estágio, as quais se revelaram associadas a sentimentos, dificuldades e recursos específicos. No que respeita à segunda questão em estudo, embora se tenha verificado uma tendência para o aumento da autodirecção na aprendizagem, os resultados alcançados revelaram-se inconclusivos.Downloads
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Publicado
2009-01-01
Como Citar
Oliveira, A. L., Vieira, C. M. C., Alcoforado, J. L. M., Ferreira, J. A., & Simões, A. (2009). Vivências e percepções do estágio curricular em Educação de Adultos: A perspectiva dos alunos. Revista Portuguesa De Pedagogia, (43-1), p. 205-224. https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-1_11
Edição
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Artigos
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