Atribuições Causais do (In)sucesso Académico no Ensino Superior: Padrões Diferenciais de Professores e Estudantes

Autores

  • Marco Maia Ferreira Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa
  • Maria da Graça Amaro Bidarra Universidade de Coimbra
  • Nicolau Vasconcelos Raposo Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-2_7

Palavras-chave:

Ensino superior, Rendimento académico, Atribuições causais

Resumo

O presente estudo procura testar a existência de um padrão egodefensivo nos processos de atribuição de estudantes e professores relativamente ao sucesso e ao insucesso académico no ensino superior. Os dados foram recolhidos junto de 558 estudantes e 202 professores portugueses, pertencentes a seis instituições de ensino superior, que responderam a um questionário elaborado para o efeito: Questionário de Atribuições Causais do Rendimento Académico (QACRA). Os resultados obtidos apontam para a existência de padrões diferenciais de professores e estudantes, permitindo concluir que o padrão egodefensivo está apenas presente nas respostas dos primeiros, dados que podemos ainda interpretar à luz das representações sociais e da identidade profissional dos professores.

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Publicado

2011-12-01

Como Citar

Ferreira, M. M., Bidarra, M. da G. A., & Raposo, N. V. (2011). Atribuições Causais do (In)sucesso Académico no Ensino Superior: Padrões Diferenciais de Professores e Estudantes. Revista Portuguesa De Pedagogia, (45-2), p. 149-158. https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-2_7

Edição

Secção

Artigos