Hermenêutica da educação: um desafio aos cânones epistemológicos das Ciências da Educação
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_10Resumo
Este artigo pretende, sobre uma crítica meta-epistemológica, propor a aceitação da importância da hermenêutica como forma de se reconhecer que, no saber educacional, se jogam prioritariamente questões de sentido e não tanto de verdade. Para isso, procede-se a uma identifi cação dos contornos do que se apelida de panlogicismo epistemológico e, contra a hegemonia dessa mesma lógica, afi rma-se a hermenêutica enquanto condição de abertura bem como de possibilidade de sustentação ou de superação de um qualquer quadro paradigmático no âmbito da educação entendida como uma prática antropológica.Downloads
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Publicado
2006-01-01
Como Citar
Carvalho, A. D. de, & Raposo, N. V. (2006). Hermenêutica da educação: um desafio aos cânones epistemológicos das Ciências da Educação. Revista Portuguesa De Pedagogia, (40-1), p. 223-231. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_10
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Artigos
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