Hermenêutica da educação: um desafio aos cânones epistemológicos das Ciências da Educação

Autores

  • Adalberto Dias de Carvalho Universidade do Porto
  • Nicolau Vasconcelos Raposo Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_10

Resumo

Este artigo pretende, sobre uma crítica meta-epistemológica, propor a aceitação da importância da hermenêutica como forma de se reconhecer que, no saber educacional, se jogam prioritariamente questões de sentido e não tanto de verdade. Para isso, procede-se a uma identifi cação dos contornos do que se apelida de panlogicismo epistemológico e, contra a hegemonia dessa mesma lógica, afi rma-se a hermenêutica enquanto condição de abertura bem como de possibilidade de sustentação ou de superação de um qualquer quadro paradigmático no âmbito da educação entendida como uma prática antropológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2006-01-01

Como Citar

Carvalho, A. D. de, & Raposo, N. V. (2006). Hermenêutica da educação: um desafio aos cânones epistemológicos das Ciências da Educação. Revista Portuguesa De Pedagogia, (40-1), p. 223-231. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_10

Edição

Secção

Artigos