O ensino da psicofarmacologia na formação inicial dos psicólogos portugueses

Estado da arte

Autores

  • Ana Beatriz Leite Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia, Campus Universitário de Santiago, Aveiro, Portugal
  • Carlos Fernandes da Silva Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia, Campus Universitário de Santiago, Aveiro, Portugal. William James Center for Research – WJCR/UA, Portugal.
  • Anabela Sousa Pereira Universidade de Évora, Departamento de Psicologia. Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP). William James Center for Research – WJCR/UA. Évora, Portugal
  • Daniel Ruivo Marques Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia, Campus Universitário de Santiago, Aveiro, Portugal. Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, CINEICC – Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental, Coimbra, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_65_7

Palavras-chave:

Psicofarmacologia, Psicologia, Formação, Ensino Superior, Portugal

Resumo

A psicofarmacologia representa, cada vez mais, uma área de conhecimento com importantes implicações na atuação profissional dos psicólogos. Em vários países, tem-se assistido, ao longo dos últimos anos, a uma crescente importância dada à formação em psicofarmacologia para psicólogos. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento dos planos curriculares de todas as instituições de Ensino Superior portuguesas que lecionam cursos de licenciatura e mestrado em psicologia de modo a verificar quais destes incluem unidades curriculares sobre psicofarmacologia. Para tal, foram recolhidos dados através do sítio da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e dos sítios oficiais das instituições de Ensino Superior durante o mês de julho de 2021. Os resultados observados indicam que a formação em psicofarmacologia, apesar de existir, é em número reduzido. Num total de 97 cursos de licenciatura e mestrado em psicologia analisados, apenas 11 unidades curriculares relacionadas com psicofarmacologia foram identificadas, sendo que três destas são ministradas na mesma instituição. No geral, estes  dados sugerem que a formação em psicofarmacologia dada nas formações iniciais dos psicólogos, apesar de existir, é ainda residual. No final do artigo, são referidas as implicações dos resultados para os currículos da formação dos psicólogos bem como perspetivadas consequências para a prática profissional da psicologia.

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Publicado

2023-01-11

Como Citar

Leite, A. B. ., da Silva , C. F., Sousa Pereira , A., & Ruivo Marques, D. (2023). O ensino da psicofarmacologia na formação inicial dos psicólogos portugueses: Estado da arte. Psychologica, 65, e065007. https://doi.org/10.14195/1647-8606_65_7

Edição

Secção

Artigos