Características psicométricas do Inventário de Atitudes face à Procura de Serviços de Saúde Mental: Estudo em mulheres no período perinatal
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_60-2_4Palavras-chave:
Inventário de Atitudes face à Procura de Serviços de Saúde Mental, mulheres, estigma, período perinatalResumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar o comportamento psicométrico da versão portuguesa do Inventário de Atitudes face à Procura de Serviços de Saúde Mental (IAPSSM) numa amostra de mulheres no período perinatal. As participantes (175 mulheres grávidas ou no período pós-parto) responderam a um conjunto de questionários (IAPSSM, Questionário de Intenções e Comportamentos de Procura de Ajuda, Questionário de Literacia sobre Depressão, Escala de Dificuldades de Regulação Emocional). A Análise Fatorial Confirmatória apoia a adequação do modelo tridimensional do IAPSSM (Abertura Psicológica, Propensão para a Procura de Ajuda e Indiferença ao Estigma). O IAPSSM apresenta bons indicadores de validade convergente e de fidelidade, à exceção da dimensão Abertura Psicológica. Os resultados sugerem que o IAPSSM é um instrumento com potencial de utilização na investigação e na prática clínica, permitindo a identificação de fatores psicológicos (atitudinais) que influenciem a utilização de serviços de saúde mental no período perinatal.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.