O Impacto Traumático de Experiências de Vergonha: Estudo das propriedades psicométricas da versão portuguesa da Impact of Event Scale - Revised
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_54_16Palavras-chave:
IES-R, Escala do Impacto do Acontecimento-Revista, Propriedades psicométricas, Stress traumático, Experiências de vergonhaResumo
Experiências precoces de vergonha têm sido apontadas como possíveis experiências traumáticas, constituindo-se como memórias traumáticas com implicações na vulnerabilidade para a psicopatologia. O presente estudo explora as propriedades psicométricas da versão portuguesa da Escala do Impacto do Acontecimento- Revista (Impact of Event Scale-Revised, IES-R; Weiss & Marmar, 1997) numa amostra de 811 sujeitos da população geral. Especificamente, examina a estrutura factorial, a consistência interna, a validade convergente e divergente deste instrumento de auto-resposta. A escala original (IES-R) foi traduzida para português e a comparabilidade do conteúdo foi verificada através de tradução-retroversão. A validade de constructo foi analisada através de uma Análise em Componentes Principais, cujos resultados apoiaram a estrutura de uma dimensão subjacente à IES-R, que explica 55.4% da variância. Foram encontradas correlações item-total moderadas a elevadas (>.56) e um alfa de Cronbach elevado (α=.96), indicadores de excelente consistência interna. A validade convergente e divergente da escala foi comprovada através das correlações elevadas encontradas com a Escala de Centralidade do Acontecimento e das correlações moderadas encontradas com as subescalas Depressão, Ansiedade e Stress. A IES-R mostrou ser um instrumento fiável e válido para avaliar reacções de stress traumático, com características de intrusão, evitamento e hiperactivação, em relação a experiências de vergonha.Downloads
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Publicado
2011-07-01
Como Citar
Matos, M., Pinto-Gouveia, J., & Martins, S. (2011). O Impacto Traumático de Experiências de Vergonha: Estudo das propriedades psicométricas da versão portuguesa da Impact of Event Scale - Revised. Psychologica, (54), p. 413-438. https://doi.org/10.14195/1647-8606_54_16
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