Programa de educação parental “Em Equilíbrio”: Estudo crítico-reflexivo

Autores

  • Nuno Craveiro Câmara Municipal de Ílhavo.
  • Ana Paula Relvas Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Sociais.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_59-1_4

Palavras-chave:

educação parental, família, parentalidade, prevenção

Resumo

O presente estudo apresenta uma reflexão crítica sobre o programa de educação parental “Em Equilíbrio”, implementado numa rede interinstitucional, numa lógica de intervençãoseletiva, tendo como objetivo geral a promoção do desenvolvimento de competências
parentais. Os resultados alcançados apontam para o impacto do programa em fatores-chave da parentalidade e dinâmica familiar, relacionados com a prevenção do comportamento antissocial e dos maus tratos infantis. O estudo conclui que existe um bom ajustamento
entre os objetivos do programa e a sua metodologia de implementação. A sua principal mais-valia é a dinamização e envolvimento da rede formal das famílias e os aspetos a melhorar são a objetividade da seleção dos participantes, disponibilidade de supervisão, a centralidade interventiva e o modelo de avaliação.

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

Craveiro, N., & Relvas, A. P. (2017). Programa de educação parental “Em Equilíbrio”: Estudo crítico-reflexivo. Psychologica, 59(1), 55-75. https://doi.org/10.14195/1647-8606_59-1_4

Edição

Secção

Artigos