Propriedades psicométricas da escala curta de liderança transformacional da auditoria do sistema humano na Alemanha e nas Filipinas: um estudo cross-cultural
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_62-1_9Palavras-chave:
liderança transformacional; validade cross-cultural; escala curtaResumo
O objetivo desta investigação é analisar as propriedades psicométricas da versão Filipina (N = 308) e Alemã (N = 200) da versão reduzida da “Auditoria do Sistema Humano – liderança transformacional” (HSA-TFL versão reduzida) e identificar em que extensão os perfis de liderança transformacional são similares ou diferentes na Alemanha e na Filipinas. No contexto globalizado atual, aumentam o número de organizações multinacionais e se ajustam as relações comerciais entre países. Com isso, se intensifica a necessidade em organizações multinacionais de instrumentos parcimoniosos para medir a liderança e que sejam elaborados cientificamente, confiáveis e de aplicação rápida. Analisámos a estrutura fatorial, validade convergente e de critério, assim como os perfis de liderança transformacional na Alemanha e Filipinas, ambas economias importantes no seu bloco económico regional que experienciaram um crescimento considerável das suas relações comerciais bilaterais. Os resultados indicam que o HSA-TFL versão reduzida é um instrumento confiável (Filipinas α = .90; Alemanha: α = .91) com estrutura unifatorial quer para a versão filipina (RMSEA = .08, CFI = .88) quer para a alemã (RMSEA = .06, CFI = .89), demonstrando validade convergente para ambos os países. A validade do critério foi diferente nos dois países e sensível ao contexto cultural. Os perfis transformacionais, baseados no Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ-5X), mostraram diferenças para ambos os países. Esta investigação fornece evidências empíricas da validade e utilidade da HSA-TFL na sua versão reduzida.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.