Hermenêutica da educação: um desafio aos cânones epistemológicos das Ciências da Educação

Auteurs

  • Adalberto Dias de Carvalho Universidade do Porto
  • Nicolau Vasconcelos Raposo Universidade de Coimbra

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https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_10

Résumé

Este artigo pretende, sobre uma crítica meta-epistemológica, propor a aceitação da importância da hermenêutica como forma de se reconhecer que, no saber educacional, se jogam prioritariamente questões de sentido e não tanto de verdade. Para isso, procede-se a uma identifi cação dos contornos do que se apelida de panlogicismo epistemológico e, contra a hegemonia dessa mesma lógica, afi rma-se a hermenêutica enquanto condição de abertura bem como de possibilidade de sustentação ou de superação de um qualquer quadro paradigmático no âmbito da educação entendida como uma prática antropológica.

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Publiée

2006-01-01

Numéro

Rubrique

Artigos