Editorial

  • Armanda Pinto da Mota Matos Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Coimbra.

Resumo

O presente número da Revista Portuguesa de Pedagogia apresenta um conjunto de artigos que abordam temas de grande interesse e atualidade, privilegiando o domínio da educação formal.
As temáticas da educação para a cidadania e da utilização dos videojogos como ferramentas educativas são alvo de reflexão nos dois primeiros artigos, tendo como contexto de análise o ensino básico e secundário. A educação para a cidadania é apresentada como um desafio para a educação formal, no texto de Fernanda Nogueira, intitulado O Espaço e o Tempo da Cidadania na Educação. Para além de descrever diferentes abordagens pedagógicas no domínio da Educação para a Cidadania, a autora caracteriza o seu percurso no Sistema Educativo Português, concluindo que o mesmo evidencia um certo “esmorecimento” no âmbito das atuais políticas governamentais, e adverte para a necessidade de alicerçar as decisões governamentais em estudos de análise das práticas escolares neste domínio. (...)
  • Resumo visualizado = 49 vezes
  • PDF visualizado = 14 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-12-11
Como Citar
MATOS, Armanda Pinto da Mota. Editorial. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. 5-6, dez. 2015. ISSN 1647-8614. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2571>. Acesso em: 23 abr. 2019.
Secção
Editorial

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)