Editorial

Auteurs

  • Armanda Pinto da Mota Matos Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Coimbra.

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_0

Résumé

O presente número da Revista Portuguesa de Pedagogia apresenta um conjunto de artigos que abordam temas de grande interesse e atualidade, privilegiando o domínio da educação formal.
As temáticas da educação para a cidadania e da utilização dos videojogos como ferramentas educativas são alvo de reflexão nos dois primeiros artigos, tendo como contexto de análise o ensino básico e secundário. A educação para a cidadania é apresentada como um desafio para a educação formal, no texto de Fernanda Nogueira, intitulado O Espaço e o Tempo da Cidadania na Educação. Para além de descrever diferentes abordagens pedagógicas no domínio da Educação para a Cidadania, a autora caracteriza o seu percurso no Sistema Educativo Português, concluindo que o mesmo evidencia um certo “esmorecimento” no âmbito das atuais políticas governamentais, e adverte para a necessidade de alicerçar as decisões governamentais em estudos de análise das práticas escolares neste domínio. (...)

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2015-12-11

Numéro

Rubrique

Editorial

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##