Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académico — Sua Importância na Formação de Professores

Auteurs

  • Feliciano Henriques Veiga Universidade de Lisboa, Instituto de Educação.
  • Isabel Festas Universidade Coimbra, FPCE.
  • Céu Taveira Universidade do Minho, Escola de Psicologia.
  • Diana Galvão Universidade de Lisboa, Instituto de Educação.
  • Isabel Janeiro Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia.
  • Joseph Conboy Universidade de Lisboa, Instituto de Educação.
  • Carolina Carvalho Universidade de Lisboa, Instituto de Educação.
  • Suzana Caldeira Universidade dos Açores.
  • Madalena Melo Universidade de Évora.
  • Tiago Pereira Universidade de Évora.
  • Ana Almeida Universidade do Minho, Escola de Psicologia.
  • Sara Bahía Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia.
  • João Nogueira Universidade Nova de Lisboa.

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_2

Mots-clés:

Envolvimento dos Alunos na Escola, Desempenho Académico, Formação de Professores

Résumé

O conceito de envolvimento dos alunos na escola tem vindo a ser colocado no cerne das discussões relacionadas com o sucesso académico e com o abandono escolar. Este estudo faz uma revisão de literatura acerca deste conceito e das suas relações com o desempenho académico, destacando a sua importância no âmbito da formação de professores. Vários estudos sustentam que a falta de envolvimento dos alunos aparece associada ao baixo desempenho académico, a problemas de comportamento e ao abandono escolar. O envolvimento dos alunos na escola apresenta-se, na literatura revista, como uma resposta eficaz para os problemas que afetam as escolas e os seus alunos, como um aspeto a ter em conta na prevenção de padrões de comportamento problemático em contexto escolar e, portanto, como um conceito transdisciplinar de elevada importância na formação de professores.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2014-01-24

Numéro

Rubrique

Artigos