A Escrita Textual Nas Aprendizagens Essenciais

Autores

  • Eugénia Pardal Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal. https://orcid.org/0000-0003-1286-6111
  • Isabel Festas Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20-UC), Portugal. https://orcid.org/0000-0002-1720-1488
  • Maria Helena Damião Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20-UC), Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_58_04

Palavras-chave:

Aprendizagens Essenciais, Currículo, Escrita textual, Processos e componentes de escrita

Resumo

Atualmente, a escrita é reconhecida como sendo uma área essencial, devendo ser consagrada, no currículo, não apenas como objeto, mas também como instrumento de aprendizagem. O presente artigo teve por objetivo principal estudar como é que a escrita é tratada nas Aprendizagens Essenciais (AE), no 3.º ciclo do ensino básico e nas disciplinas que integram a formação geral do ensino secundário. Atendendo à especificidade do papel das línguas e das restantes disciplinas, respetivamente na escrita como objeto e como instrumento facilitador de aprendizagem, procurou-se saber a incidência da escrita nas AE, identificando os componentes e processos que são objeto de atenção. Os principais resultados indicam que efetivamente as línguas incidem mais em aspetos relacionados com a aprendizagem da escrita. Indicam, igualmente, que, apesar de a escrita estar prevista em grande parte das disciplinas, está completamente ausente em outras. Quanto aos processos, só o Planeamento está presente de modo sistemático. Processos/subprocessos como a Pesquisa, a Revisão, a Criação de ideias e Comparação com os objetivos e os componentes comunicativos da escrita são insuficientemente considerados. Podemos concluir que, apesar de as AE consagrarem um lugar à escrita, há algumas lacunas que devem ser objeto de atenção do ponto de vista educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2024-07-03

Como Citar

Pardal, E., Festas, I., & Damião, M. H. . (2024). A Escrita Textual Nas Aprendizagens Essenciais. Revista Portuguesa De Pedagogia, 58, e58004. https://doi.org/10.14195/1647-8614_58_04

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>