Educação Poética: Um Programa para o 1.º Ciclo do Ensino Básico

Autores

  • João Manuel Ribeiro Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Isabel Festas Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Maria Helena Damião Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_52-1_5

Palavras-chave:

valor educativo da poesia, programa de poesia, literariedade, texto poético

Resumo

Admitindo que o valor educativo da poesia decorre da resposta que as características específicas deste texto desencadeiam nos leitores – a literariedade –, defende-se uma abordagem pedagógica que incida na promoção dos três níveis dessa resposta: foregrounding, desfamiliarização e transformação de conceitos e sentimentos. Assim, foi elaborado um programa com o objetivo de promover esta resposta. Através de um design quase-experimental, foram
criadas três condições, em que participaram 9 professores e 158 alunos do 4.º ano de escolaridade. Os resultados apontam para a superioridade do grupo que participou no programa, relativamente à transformação de conceitos e sentimentos. Os alunos que leram os textos mas que não seguiram o programa não apresentaram qualquer melhoria relativamente a um grupo a quem apenas foi recomendado que respeitasse as orientações curriculares, o que indicia que a mera exposição à poesia não é suficiente para desencadear a resposta adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Ribeiro, J. M., Festas, I., & Damião, M. H. (2018). Educação Poética: Um Programa para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista Portuguesa De Pedagogia, 52(52-1), 81-99 pp. https://doi.org/10.14195/1647-8614_52-1_5

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>