Número Atual
Número Completo
Nota de Abertura
Artigos
Notas
Notícias
A revista surgiu em 1994, pela mão do Professor Doutor Fernando Rebelo, geógrafo, juntamente com outros quatro doutores em Geografia Física e rapidamente se destacou pela qualidade e diversidade dos artigos dados à estampa, que na sua maioria derivam de comunicações apresentadas nos «Encontros sobre Riscos Naturais e Urbanos» realizados em Coimbra, sendo a primeira revista portuguesa especializada na área da Geografia Física Aplicada ao Ordenamento do Território e à Gestão de Riscos Naturais.
Dez anos depois, em 2004, a Territorium passou a propriedade da recém formada RISCOS
Dois anos volvidos, sofre profunda remodelação, sendo a mais visível no formato e na paginação, com a introdução da cor, se bem que a mais profunda resultou da criação de: um Conselho de Redacção; uma Comissão Editorial que passou a incorporar um vasto leque de especialistas ligados às ciências cindínicas, com larga experiência e oriundos de diferentes áreas científicas; um conjunto de conceituados Consultores Científicos, provenientes de prestigiadas Universidades do mundo ocidental.
A multidisciplinaridade dos assuntos abordados por autores de variadas áreas de formação foi, desde cedo, uma aposta do conselho científico da revista.
Em 2015, é dado um novo design à revista Territorium, ao passar a ser editada em cooperação com a Imprensa da Universidade de Coimbra. A Capa passa a ocupar a página inteira, a cada artigo é atribuído um DOI, os seus órgãos são reformulados passando a constar: Fundadores, Diretor, Editores Associados e um Conselho Editorial ainda mais alargado.
Ao longo dos vários números até agora publicados, diversas temáticas relacionadas com riscos, prevenção e segurança foram já abordadas: mudanças climáticas, incêndios florestais, cheias e inundações, processos erosivos, instabilidade e movimentos de vertente, tectónica e vulcanologia, riscos para a saúde, teoria do risco, informação e comunicação do risco, etc.
Consciência dos riscos, perceção dos perigos e gestão das crises são pressupostos fundamentais tanto para uma prevenção séria como para a minimização dos efeitos da plena manifestação dos riscos, as catástrofes, desideratos para os quais a Territorium - como revista de referência - continuará empenhada em trabalhar e divulgar.