Estratégias para a diversidade na televisão: os casos dos EUA e do Reino Unido

  • Raquel Lourenço Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital

Resumo

Neste artigo iremos expor, em síntese, as conclusões de vários estudos sobre a diversidade existente na televisão dos EUA e do Reino Unido. Começamos por explicar o conceito de diversidade nos vários estudos, assim como a importância do tema e o enquadramento legal dos dois países. Em seguida, analisamos o panorama atual ao nível da diversidade, os objetivos a atingir pelas estações de televisão e as várias estratégias propostas pelos investigadores para que seja dada voz às comunidades a que estas se destinam, nomeadamente através da inclusão quer de minorias, quer de mulheres, no conteúdo, no emprego ou na propriedade. Todos os estudos considerados apontam para a necessidade de várias alterações para se conseguir uma diversidade, dentro e fora do ecrã, que seja proporcional à distribuição da população dos dois países.

Palavras-chave

Televisão; diversidade; EUA; Reino Unido; minorias; igualdade

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Publicado
2017-11-16
Como Citar
LOURENÇO, Raquel. Estratégias para a diversidade na televisão: os casos dos EUA e do Reino Unido. Media & Jornalismo, [S.l.], v. 17, n. 31, p. 85-94, nov. 2017. ISSN 2183-5462. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/4798>. Acesso em: 14 dez. 2017.