Diversidade cultural e media no contexto europeu: regulação, economia e discurso

Autores

  • Joana Fernandes Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital
  • Raquel Lourenço Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_31_5

Palavras-chave:

Diversidade Cultural, Pluralismo, Meios de Comunicação, Racismo, Minorias

Resumo

Como premissa para uma reflexão sobre os tópicos da diversidade e do pluralismo nos media, deve procurar entender-se, desde logo, que os sistemas culturais e mediáticos são veículos estruturantes das identidades sociais. Num segundo momento importa que este conhecimento assegure uma consciência pública destes fenómenos de forma a viabilizar as promessas reguladoras de uma cultura globalmente diversificada. O facto é que, devido às diferenças culturais, políticas e mediáticas de cada país, verifica-se ainda uma falta de regulamentação e estruturação de orientações que conduzam à diversidade cultural nos media. Neste texto procuramos estabelecer um estado da arte genérico neste âmbito, e identificar quadros regulatórios e conceptuais que possam contribuir para uma maior presença da diversidade e do pluralismo nos media.

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Publicado

2017-11-16

Como Citar

Fernandes, J., & Lourenço, R. (2017). Diversidade cultural e media no contexto europeu: regulação, economia e discurso. Media & Jornalismo, 17(31), 73-84. https://doi.org/10.14195/2183-5462_31_5