Desenvolvimento e Características Psicométricas das Facetas Adicionais da Versão em Português Europeu do WHOQOL-SRPB (Spirituality, religiousness and personal beliefs)

  • Maria Nazarete Costa Catré Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Joaquim Armando Ferreira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Teresa Pessoa Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Acácio Catré Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares
  • Maria Costa Catré Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
  • Marco Pereira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Resumo

O grupo WHOQOL-SRPB da Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu o WHOQOL-SRPB, um instrumento de medida que avalia o domínio da espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais da qualidade de vida (WHOQOL-SRPB Group, 2006). A validação das versões nacionais desse instrumento de medida obedece a um protocolo definido pela OMS/Grupo WHOQOL, que envolve as seguintes etapas: (1) tradução dos instrumentos; (2) etapa qualitativa; (3) desenvolvimento das escalas de resposta; (4) estudo de campo quantitativo. Os dois estudos que compõem o presente artigo têm os seguintes objetivos: (1) apresentar os resultados da etapa qualitativa, com grupos focais, que conduziram ao desenvolvimento de duas novas facetas – SP9. Relação com os outros e SP10. Estilo de vida (Estudo 1); e (2) apresentar as características psicométricas destas duas facetas adicionais (Estudo 2). O estudo qualitativo foi composto por 12 grupos focais e o estudo de campo quantitativo abrangeu uma amostra de 606 participantes. Os resultados atestam a fiabilidade e validade das novas facetas portuguesas, constituindo‑se como um acréscimo relevante e original ao questionário WHOQOL-SRPB.

Palavras-chave

WHOQOL-SRPB; qualidade de vida; relação com os outros; estilo de vida; grupos focais

  • Resumo visualizado = 130 vezes
  • PDF visualizado = 116 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-12-21
Como Citar
COSTA CATRÉ, Maria Nazarete et al. Desenvolvimento e Características Psicométricas das Facetas Adicionais da Versão em Português Europeu do WHOQOL-SRPB (Spirituality, religiousness and personal beliefs). Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], n. 51-2, p. 73-98, dez. 2017. ISSN 1647-8614. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/4879>. Acesso em: 20 jul. 2018.
Secção
Artigos