Desafios metodológicos no estudo da relação das crianças com as notícias: o recurso a metodo logias participativas na dinamização de grupos de foco

Autores

  • Patrícia Silveira

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_27_3

Palavras-chave:

Crianças, atualidade, literacia para as notícias, direitos de participação, metodologias participativas

Resumo

Este estudo pretende apresentar a opção e o procedimento metodológico de
uma tese de doutoramento em curso, que tem como objeto de estudo as crianças e as suas representações sobre a atualidade e o mundo. Partindo de um referencial teórico que se apoia na sociologia da infância, defendemos a ideia de criança como indivíduo competente e criativo na construção de significados sobre a realidade, e como interveniente do processo investigativo. Em simultâneo, entendemos as notícias como importantes referentes para o modo como a criança conhece o mundo, considerando que é fundamental que esta desenvolva competências de literacia mediática face à informação. Com base nestes pressupostos, damos conta do recurso a metodologias participativas na dinamização de grupos de foco com crianças, com o propósito de as colocar numa relação autónoma e criativa com as notícias, com vista ao desenvolvimento de posturas críticas face aos modos de olhar o mundo propostos pelos media.

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Publicado

2016-09-15

Como Citar

Silveira, P. (2016). Desafios metodológicos no estudo da relação das crianças com as notícias: o recurso a metodo logias participativas na dinamização de grupos de foco. Media & Jornalismo, 15(27), 71-86. https://doi.org/10.14195/2183-5462_27_3