Estratégias para a diversidade na televisão: os casos dos EUA e do Reino Unido

Autores

  • Raquel Lourenço Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_31_6

Palavras-chave:

Televisão, diversidade, EUA, Reino Unido, minorias, igualdade

Resumo

Neste artigo iremos expor, em síntese, as conclusões de vários estudos sobre a diversidade existente na televisão dos EUA e do Reino Unido. Começamos por explicar o conceito de diversidade nos vários estudos, assim como a importância do tema e o enquadramento legal dos dois países. Em seguida, analisamos o panorama atual ao nível da diversidade, os objetivos a atingir pelas estações de televisão e as várias estratégias propostas pelos investigadores para que seja dada voz às comunidades a que estas se destinam, nomeadamente através da inclusão quer de minorias, quer de mulheres, no conteúdo, no emprego ou na propriedade. Todos os estudos considerados apontam para a necessidade de várias alterações para se conseguir uma diversidade, dentro e fora do ecrã, que seja proporcional à distribuição da população dos dois países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2017-11-16

Como Citar

Lourenço, R. (2017). Estratégias para a diversidade na televisão: os casos dos EUA e do Reino Unido. Media & Jornalismo, 17(31), 85-94. https://doi.org/10.14195/2183-5462_31_6