A crise humanitária como tema publicitário: algumas questões éticas e jurídicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_15

Palavras-chave:

campanhas publicitárias; crise humanitária; princípio da licitude; dignidade; ideologias

Resumo

Face à globalização dos mercados e à dimensão eminentemente emocional e simbólica das decisões económicas, o recurso à crise humanitária como tema publicitário, que voltou a verificar-se recentemente numa campanha da Benetton, recupera o problema da dignidade da pessoa humana enquanto valor absoluto universal conformador do conteúdo das mensagens. O respeito pela dignidade da pessoa humana enquadra-se no princípio da licitude previsto no regime jurídico da publicidade. Na era digital, apesar da escassa celeridade e eficácia dos mecanismos sancionatórios tradicionais da publicidade ilícita, a lesão de valores constitucionais na comunicação comercial tende a desencadear uma tutela informal, que constitui manifestação da consciência ética da comunidade.

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Publicado

2019-06-27

Como Citar

Amorim, A. (2019). A crise humanitária como tema publicitário: algumas questões éticas e jurídicas. Media & Jornalismo, 19(34), 207-219. https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_15