Silent augmented narratives

Inclusive Communication with Augmented Reality for deaf and hard of hearing

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_9

Palavras-chave:

Augmented Reality; Hearing Loss; Inclusive Communication; Storytelling.

Resumo

A surdez é um problema muitas vezes desvalorizado, mas crescente entre a população mundial. Além da dificuldade em ouvir sons, envolve problemas cognitivos e emocionais, como dificuldades de aprendizagem, isolamento e incapacitação. Neste artigo, o design aplicado à surdez é analisado sob duas perspectivas diferentes: a tecnologia e as ciência da comunicação. Em relação às questões técnicas, a investigação mostra como a Realidade Aumentada pode ser aplicada através de interfaces ou óculos inteligentes que transformam os sons em estímulos visuais; do ponto de vista da comunicação, o foco está na narração de histórias e como estas podem ser articuladas com a tecnologia mencionada para envolver as pessoas, aprimorando as atividades de aprendizagem e a ligação com a comunidade. Analizando esses dois aspectos, a abordagem aqui sugerida é juntá-los num projeto conceptual criativo que possa ser atraente e útil ao público, por meio da utilização de histórias interativas, ao mesmo tempo que é aproveitado os benefícios visuais de uma experiência imersiva com a Realidade Aumentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2020-05-28

Como Citar

Berra, S., Pernencar, C., & Almeida, F. (2020). Silent augmented narratives: Inclusive Communication with Augmented Reality for deaf and hard of hearing. Media & Jornalismo, 20(36), 171-189. https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_9