Comunicação e Bem-Viveres

Educomunicação em Coletivos das Periferias de Colômbia e Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_42_4

Palavras-chave:

Bem-viver, Comunicação, Coletivos de periferia, Educomunicação

Resumo

Apresentamos um diálogo acadêmico e reflexivo de duas investigações: “Comunicação e bem-viver no território” e “Educomunicação Popular e Periférica na América Latina: diálogos de saberes entre Coletivos de Comunicação, Academia e territórios periféricos” para articular os desenvolvimentos teóricos e experienciais dos conceitos de Comunicação e Bem-viver, partindo do reconhecimento dos processos de Investigação Ação Participativa que a Academia e os coletivos sociais e comunitários promovem, cujas práticas de comunicação renovam as noções de organização, saberes e territórios periféricos e estão no centro de postulados básicos de uma comunicação para o bem-viver. Sustentamos a hipótese de que os Coletivos de Comunicação local conseguem desenhar e construir alternativas de organização, participação e incidência social através das quais contribuem para a preservação e circulação de saberes e memórias locais, graças à apropriação dos meios de comunicação comunitários.

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Publicado

2023-06-05

Como Citar

Garcés Montoya, Ángela, Salles de Souza, J., & Jiménez Garcia, D. L. (2023). Comunicação e Bem-Viveres: Educomunicação em Coletivos das Periferias de Colômbia e Brasil. Media & Jornalismo, 23(42), 73-89. https://doi.org/10.14195/2183-5462_42_4