Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações

Autores

  • Rosângela Florczak Oliveira ESPM-Sul
  • Cleusa Maria Andrade Scrofernenker Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Escola de Comunicaçã o, Artes e Design, Famecos. Porto Alegre/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_33_7

Palavras-chave:

Comunicação, comunicação organizacional, comunicação estratégica, organizações

Resumo

Discutir sobre comunicação estratégica implica, inicialmente, em responder a duas questões: de qual comunicação estamos falando e qual o entendimento/compreensão de estratégia, e, especialmente, comunicação estratégica? Essas precisões conceituais, sob nossa perspectiva, poderão auxiliar gestores de comunicação a (re)pensar as ações e as práticas de comunicação que são definidas como estratégicas. O presente artigo objetiva, portanto, problematizar as duas questões apontadas e destacar possibilidades para viabilizar a comunicação estratégica nos ambientes organizacionais. Recorremos ao pensamento complexo e a autores de referência em Comunicação, Comunicação Organizacional e Comunicação Estratégica para nos auxiliar nas discussões, bem como para sugerir dimensões de análise para a comunicação estratégica.

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Publicado

2018-11-12

Como Citar

Oliveira, R. F., & Scrofernenker, C. M. A. (2018). Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações. Media & Jornalismo, 18(33), 103-114. https://doi.org/10.14195/2183-5462_33_7