Estratégias de visibilidade populista nos media on-line

um estudo sobre as declarações polêmicas de Jair Bolsonaro na campanha presidencial de 2018

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_14

Palabras clave:

Polêmica, populismo, jornalismo, Brasil, Jair Bolsonaro

Resumen

Neste artigo, questionamos a visibilidade dos atores populistas nos media on-line tradicionais através do uso do discurso polêmico. Para isso, analisamos a cobertura da candidatura de Jair Bolsonaro nos veículos on-line G1 e UOL nas eleições presidenciais brasileiras de 2018. Mostramos como a polêmica foi a estratégia argumentativa usada por este ator populista para fins de controle midiático. Nosso corpus de trabalho compreende o conteúdo das notícias dos dois principais portais de notícias brasileiros, no período entre 07 de setembro de 2018 e 07 de outubro de 2018, mês que antecede o primeiro turno dessas eleições. Este trabalho é feito sob um ponto de vista interdisciplinar, aliando as Ciências da informação e da comunicação e as Ciências da linguagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-05-26

Cómo citar

Barbosa de Almeida, T. (2022). Estratégias de visibilidade populista nos media on-line: um estudo sobre as declarações polêmicas de Jair Bolsonaro na campanha presidencial de 2018 . Media & Jornalismo, 22(40), 283-299. https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_14