Populismo, desinformação e Covid-19

comunicação de Jair Bolsonaro no Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_12

Palavras-chave:

Populismo, Desinformação, Twitter, Análise de Emoções, Comunicação Política

Resumo

As plataformas digitais têm se configurado como terreno fértil para a propagação de discursos populistas e de desinformação. Neste contexto, o artigo tem como objetivo realizar um estudo da comunicação no Twitter de Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil, durante a pandemia da Covid-19. Nesse período, o presidente brasileiro se posicionou contra as medidas de isolamento social e fez a defesa de medicamentos sem eficácia para o tratamento da Covid-19, o que gerou dificuldades para o combate da epidemia no país. Visando estudar as estratégias de comunicação adotadas por Bolsonaro durante o período inicial da pandemia, o estudo realizou uma análise em dois níveis: (i) análise de tópicos de todas as publicações no período; e (ii) análise de conteúdo das 100 mensagens mais retuitadas. Os resultados indicam que a estratégia de comunicação populista, evocando emoções de raiva e com porcentagem relevante de desinformação, produz os conteúdos que são mais compartilhados por seus seguidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2022-05-26

Como Citar

Penteado, C. L. de C., Goya, D. H., dos Santos, P. D., & Jardim, L. (2022). Populismo, desinformação e Covid-19: comunicação de Jair Bolsonaro no Twitter. Media & Jornalismo, 22(40), 239-260. https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_12