Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH /UNL e da ECA /USP

Autores

  • L. C. Galvão Jr

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_28_3

Palavras-chave:

Comunicação, Educação, Jornalismo Radiofónico, Convergência

Resumo

O contexto digital leva o Jornalismo a reconfigurações não apenas no âmbito dos media, mas também nas salas de aula, onde docentes promovem ações dedicadas a promover a aderência do ensino à realidade. A existência dessas iniciativas motivou este estudo que observa a inserção do fenômeno da convergência no ensino do Jornalismo Radiofónico em Portugal e no Brasil. O modelo metodológico parte
de estudos de caso envolvendo as disciplinas Atelier de Jornalismo Radiofónico, do percurso Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL); e Radiojornalismo e Projetos em Rádio, do curso de Jornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP). Notou-se no estudo
a adoção de atividades que ressaltam a convergência tecnológica, no caso português, e de conteúdos, no recorte brasileiro, evidenciando aproximação das ações pedagógicas à prática do jornalismo radiofónico.

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Publicado

2016-09-07

Como Citar

Galvão Jr, L. C. (2016). Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH /UNL e da ECA /USP. Media & Jornalismo, 16(28), 55-68. https://doi.org/10.14195/2183-5462_28_3