O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake news

Autores

  • Vivian Augustin Eichler Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Brasil CEP: 90040-060.  
  • Janaína Kalsing Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Brasil CEP: 90040-060.  
  • Ana Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Brasil CEP: 90040-060. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_32_10

Palavras-chave:

Fake news; Ethos; Jornalismo; O Globo; Convergência

Resumo

O artigo avalia o ethos discursivo do jornal O Globo (Brasil) em sua campanha que tem como foco o combate às notícias falsas (fake news). Os procedimentos metodológicos adotados são a pesquisa bibliográfica e a análise de discurso, que orientam o mapeamento de sentidos, a identificação dos sujeitos e das vozes dos enunciados, bem como o atravessamento de discursos de conteúdos jornalísticos e publicitários vinculados à campanha. Observou-se que o periódico busca reforçar a crença no papel do jornalismo a partir da imagem de autoridade para verificar informações. Dessa maneira, utiliza o fenômeno das fake news para alinhar o seu ethos ao novo ambiente de circulação de informações da sociedade midiatizada e legitimar-se junto a seus públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2018-05-18

Como Citar

Eichler, V. A., Kalsing, J., & Gruszynski, A. (2018). O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake news. Media & Jornalismo, 18(32), 139-154. https://doi.org/10.14195/2183-5462_32_10