Feminina e não feminista: a construção mediática do backlash, do consumo e dos pós-feminismos

Autores/as

  • Juliana Mello Souza Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Sociais (CES)

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_30_5

Palabras clave:

neoliberalismo, feminismos, media e identidade

Resumen

A significativa intervenção dos feminismos na identificação e na desconstrução das práticas sociais ainda dominantes, logo, na emersão de novas perspetivas de mudança, sempre foram obscurecidos e negligenciados, se não mesmo tornados ausentes, no debate com o grande público. Dado o impacto da nova linguagem mediática em torno dos feminismos parece- nos importante o exercício de passar em revista como os constructos neoliberais dos feminismos, sobretudo apropriados pelos veículos de comunicação social, podem ser observados e interpretados como um fenómeno social que envolve, no seu modus operandi, tanto as estruturas de controlo/poder como as lógicas identitárias de uma sociedade marcadamente patriarcal. É o que se pretende fazer no presente artigo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-10-11

Cómo citar

Souza, J. M. (2017). Feminina e não feminista: a construção mediática do backlash, do consumo e dos pós-feminismos. Media & Jornalismo, 17(30), 71-83. https://doi.org/10.14195/2183-5462_30_5