Wisdom assessment: Portuguese adaptation of the Self-Assessed Wisdom Scale – SAWS – by Jeffrey Webster

Autores

  • Paulo Alves I.S.E.I.T – Instituto Piaget, Campus Universitário de Viseu
  • Luísa Morgado Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
  • Barros de Oliveira Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_57-1_3

Palavras-chave:

sabedoria, psicologia positiva, SAWS, avaliação psicológica

Resumo

A sabedoria é concebida como a "arte existencial", uma forma de ser que se revela não tanto na exposição teórica, mas sobretudo na capacidade de conduzir a vida da melhor forma. A incidência experimental, relativa ao estudo da sabedoria, intensificou-se nos últimos anos, dado o interesse declarado dos psicólogos cognitivistas e desenvolvimentistas pelos aspetos positivos do desenvolvimento humano.
Neste estudo, apresenta-se a versão para a população portuguesa da Self-Assessed Wisdom Scale - SAWS de Jeffrey Webster (2003). A síntese das propriedades psicométricas, apesar de algumas diferenças em relação ao estudo original, aponta para uma estrutura dimensional consistente. Os resultados sugerem a distinção entre as competências envolvidas na identificação das emoções e aquilo que é a vivência, o controlo e a expressão das próprias emoções. A SAWS apresenta qualidades psicométricas que permitem considerá-la como apta para ser utilizada na população portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Alves, P., Morgado, L., & Oliveira, B. de. (2014). Wisdom assessment: Portuguese adaptation of the Self-Assessed Wisdom Scale – SAWS – by Jeffrey Webster. Psychologica, 57(1), pp. 39-57. https://doi.org/10.14195/1647-8606_57-1_3

Edição

Secção

Artigos