Défices neuro-psicológicos nas perturbações internalizantes e externalizantes

Implicações para aumentar a eficácia das intervenções cognitivo-comportamentais em crianças e adolescentes

Autores

  • Jose A. Piqueras Department of Health Psychology, Faculty of Social and Health Sciences, and Center for Applied Psychology, Miguel Hernandez University, Elche, Alicante, Spain https://orcid.org/0000-0002-3604-5441
  • Daniel Rama-Victor Private Clinic Dr. Carlos Chiclana, Madrid, Spain; Francisco de Vitoria University, Madrid, Spain

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_63-2_4

Palavras-chave:

neuropsicologia, perturbações mentais, internalizantes, externalizantes, crianças e adolescentes

Resumo

Ao longo das últimas três décadas, a nossa compreensão da natureza, avaliação e tratamento das perturbações mentais na infância aumentou significativamente. Alguns dos avanços mais recentes derivam de abordagens transdiagnósticas e neuropsicológicas. Embora a relação de défices neuropsicológicos com algumas perturbações mentais, como as perturbações neurodesenvolvimentais e com perturbações mentais graves, como a esquizofrenia e a perturbação bipolar, seja amplamente reconhecida, existe maior controvérsia acerca da sua relação com as perturbações internalizantes e externalizantes. Este artigo teve como objetivo destacar o potencial de incorporar estratégias cognitivas derivadas de abordagens transdiagnósticas neuropsicológicas integradoras para aumentar a eficácia de tratamentos cognitivo-comportamentais empiricamente validados para perturbações internalizantes e externalizantes na infância e na adolescência. Os resultados do presente trabalho indicam que tanto a vasta maioria de perturbações internalizantes (incluindo perturbações de ansiedade, perturbações depressivas, perturbações relacionadas com trauma e fatores de stress, e perturbações obsessivo-compulsivas e relacionadas) como perturbações externalizantes (como perturbação do comportamento e perturbação desafiante de oposição), apresentam défices neuropsicológicos, e que a consideração destes défices pode ser relevante para melhorar a eficácia de intervenções psicoterapêuticas com crianças e adolescentes, incorporando ferramentas neuropsicológicas de avaliação e tratamento. A inclusão de estratégias neuropsicológicas de suporte na intervenção terapêutica para as perturbações mentais infantis implica um avanço e tem implicações claras na melhoria de cuidados psicológicos a esta população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

##submission.additionalFiles##

Publicado

2020-12-28

Como Citar

Piqueras, J. A., & Rama-Victor, D. (2020). Défices neuro-psicológicos nas perturbações internalizantes e externalizantes: Implicações para aumentar a eficácia das intervenções cognitivo-comportamentais em crianças e adolescentes. Psychologica, 63(2), 69-92. https://doi.org/10.14195/1647-8606_63-2_4

Edição

Secção

Artigos