PLAYwithHEART

Estudo de protocolo para testar a eficácia de um programa baseado no mindfulness, aceitação e compaixão para atletas adolescentes

Autores

  • Sara Oliveira Center for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioural Intervention (CINEICC) Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Coimbra https://orcid.org/0000-0003-2524-918X
  • Marina Cunha Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention (CINEICC) https://orcid.org/0000-0002-5957-1903
  • António Rosado Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana
  • Cláudia Ferreira Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention (CINEICC), FPCE-UC

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_64-2_3

Palavras-chave:

PLAYwithHEART;, atletas adolescentes, programa baseado no mindfulness, aceitação e compaixão, ansiedade desportiva, qualidade de vida

Resumo

Estudos recentes documentaram um aumento em diferentes indicadores de psicopatologia associado à prática desportiva. A literatura tem mostrado os benefícios das competências de mindfulness, aceitação e compaixão na prática desportiva. No entanto, o contributo destes processos nunca foi testado de forma integradora e estruturada. Neste protocolo, pretende-se descrever um estudo quase-experimental que tem como objetivo o desenvolvimento e teste de eficácia do programa PLAYwithHEART, baseado nas terapias contextuais em atletas adolescentes. Este programa é constituído por oito sessões semanais de 45 minutos cada. De forma a analisar a eficácia do programa de intervenção, será conduzido um estudo não randomizado controlado com lista de espera (grupo controlo vs. grupo experimental). Um total de 189 participantes serão recrutados através do contacto com clubes desportivos portugueses e responderão a três momentos de avaliação. O presente estudo está registado na plataforma ClinicalTrials.gov (NCT04850872). O programa PLAYwithHEART visa diminuir os níveis de ansiedade desportiva e aumentar a qualidade de vida dos atletas, através da promoção de competências como o mindfulness, a aceitação e a auto-compaixão, e da diminuição dos níveis de vergonha e autocriticismo, para lidar com os desafios do contexto desportivo. Este estudo poderá ter implicações práticas que poderão contribuir para o reconhecimento do desporto como contexto de oportunidade para a promoção da saúde e bem-estar.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Oliveira, S., Cunha, M., Rosado, A., & Ferreira, C. (2021). PLAYwithHEART: Estudo de protocolo para testar a eficácia de um programa baseado no mindfulness, aceitação e compaixão para atletas adolescentes. Psychologica, 64(2), 65-86. https://doi.org/10.14195/1647-8606_64-2_3

Edição

Secção

Artigos

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