Entrevista com o publicitário Jacques Séguéla

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-6019_18_5

Palabras clave:

Publicidade, História, Séguéla

Resumen

Jacques Séguéla, publicitário francês, continuava activo, no Grupo Havas, quando me deu esta entrevista, em forma de depoimento, no ano final do confinamento, em 12 de Março de 2021. A seu pedido, prosseguimos a conversa no dia 15 do mesmo mês. Nasceu em Paris, em 23 de Fevereiro de 1934. Entrou na publicidade por acaso, como explicou na conversa. Veio a ser um dos publicitários de maior êxito, prestígio e influência em França e no mundo, como criativo e como empresário, sendo co-fundador da agência RSCG em 1970, integrada na Havas em 1996, do grupo Vivendi, em que se encontrava quando o entrevistei. É autor de 35 livros, dos quais duas vintenas sobre publicidade. A sua experiência e reflexão de seis décadas na publicidade francesa e mundial ficaram patentes nesta entrevista.
Durante mais de uma hora, a conversa decorreu por meio audiovisual Paris-Lisboa. A entrevista foi proporcionada por Pedro Graça, presidente da Havas Worlwide Portugal, no âmbito do conjunto de entrevistas que realizei para complementar e esclarecer a investigação para a História da Publicidade em Portugal - Com Estudo de Caso do Grupo CUF (Parede: Principia, 2023). Pelos temas abordados, que não versaram a publicidade em Portugal, a entrevista acabou por ser apenas utilizada pontualmente, o que justifica a sua publicação, aliás solicitada a Séguéla no início da conversa. Editei a entrevista por motivos de espaço e de clareza e de forma a acrescentar o carácter de depoimento, mas mantendo a fluência da oralidade

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-06-28